• Inicial
  • /
  • Blog
  • /
  • Pinus autoclavado: o que é e para que serve?

Blog

Pinus autoclavado: o que é e para que serve?

Quando se trata do pinus autoclavado, é comum que poucas pessoas saibam explicar ou até mesmo entender o que é esse tipo de madeira, para que serve e como pode ser utilizada.

O pinus autoclavado já é muito difundido e utilizado nos Estados Unidos, e no Brasil sua utilização vêm crescendo. Os motivos para que esse crescimento venha acontecendo são muitos, um deles é o fato do pinus ser originário de reflorestamento e não de desmatamento, como diversas outras madeiras.

Além do caráter positivo-ambiental, ainda existe a leveza que o pinus apresenta, seu preço mais barato e a ótima absorção que mostra no processo de autoclavagem, o que facilita muito seu uso.

O pinus é um tipo de madeira menos densa e com mais porosidade, o que permite uma maior penetração do produto utilizado no tratamento da madeira, no autoclave. Assim, o produto fica mais uniforme e atinge camadas mais profundas da madeira, dando uma maior resistência à ela.

 

O que é o pinus tratado?

O pinus tratado ou autoclavado é a madeira de pinus que passa pelo tratamento no autoclave, onde é submetido a um sistema de vácuo e pressão. Essa é uma das melhores opções para dar diversos tipos de acabamento à madeira, aumentando sua resistência e durabilidade para ser utilizada em projetos de engenharia, arquitetura, paisagismo ou até mesmo em decorações.

Ao tratar a madeira, é possível prevenir sua deterioração. Somente com a autoclavagem é que as peças podem ser penetradas profundamente com os produtos que garantem sua conservação, com proteção de fungos e insetos.

Quando o pinus é tratado, ele possui alta resistência ao apodrecimento, a cupins e outros agentes de deterioração. Além dos benefícios de conservação, o tratamento do pinus não fica com cheiro, o que dá mais conforto ao utilizar a madeira para qualquer fim.

 

Usos e vantagens

Os pinus autoclavados podem ser utilizados em montagens de cercas, decks, assoalhos, painéis, peças externas e até mesmo em construções de casas, como é o caso das casas da Linha Amazônia, da Super Obra Casas.

Residências feitas com pinus autoclavados possuem maior durabilidaderesistência e ainda com o fator de utilizar madeiras de reflorestamento. Esse tipo de material costuma ter um custo reduzido em relação a outras madeiras, chegando a custar até 40% menos do que madeiras de Lei.

 

Saiba mais sobre o uso do pinus autoclavado em construções de casas! Conheça a Linha Amazônia, da Super Obra, e escolha a casa perfeita para você, com a durabilidade e resistência do pinus autoclavado! ;)    

Outras notícias

Ferramenta: POW Sites